Alguns minutos de exercícios podem fazer diferença no
dia a dia

A prática da Yoga é uma ciência que alinha o controle do corpo e da mente associada com
a meditação. De origem antiga na Índia e uma das vertentes difundidas na medicina
Ayurvédica, a Yoga aparece pela primeira vez nos Vedas, livros de conhecimento que
procuram o equilíbrio espiritual da Índia.

A Yoga apresenta posições específicas, chamadas de asanas, que trabalham o físico e
respiratório, com uma filosofia espiritual guiando os exercícios. A Yoga tem diversas
linhas, mas as principais são: Hatha Yoga, Kundalini, Jnána, Bhakti yoga, Karma yoga,
Mantra, Laya , Rája, Yantra e Tantra yoga. Cada uma conta com métodos diferentes, mas
que se baseiam nos primeiros ensinamentos.

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Asanas: são as posições que compõe a atividade, interligadas com a respiração e métodos
de meditação. De origem sânscrita, diversas asanas são mais conhecidas, como a postura
do cachorro e a postura da criança.

Aulas: para ministrar aula é necessário um conhecimento profundo das posições e dos
efeitos no indivíduo, tanto físicos como os mentais, ao atuar nas emoções das pessoas.
Ainda, é necessário o conhecimento para o cuidado com as posições e evitar lesões na
coluna vertebral e esforços máximos.

 “Yoga é como a música, o ritmo do corpo, a melodia da mente, e a harmonia da alma,
criando a sinfonia de vida.” Iyengar

As séries de posições coordenam alongamento e respiração, podendo ter mais ênfase na
força ou no trabalho espiritual e mental, podendo aumentar a flexibilidade ou a
consciência. Cada linha tem características específicas dependendo do objetivo do
praticante. As aulas de Yoga costumam ser divididas entre iniciantes e praticantes mais
assíduos e popularizou-se aulas online com profissionais formados.

A atividade pode ser feita ao ar livre ou estúdios, como também em um espaço silencioso
e adequado para os movimentos. Pode ser realizada sozinha ou em grupos, atentando
sempre para o bem-estar físico e emocional.

Crianças, gestantes, idosos ou praticantes que buscam objetivos como emagrecer ou lidar
com ansiedade podem se beneficiar com a prática. Muitos utilizam com a finalidade de
encontrar em si meios de lidar com a correria do cotidiano, acalmando a mente e
desenvolvendo o corpo físico ao alongar, lidar com a flexibilidade e tempo entre os
exercícios. A yoga costuma ser ministradas por aulas e integra as práticas inseridas na
Política Nacional de Práticas Integrativas desde 27 de março de 2017.

Benefícios

  • Corpo: regula o sistema nervoso e respiratório, equilibra a produção hormonal, fortalece o sistema imunológico. Ainda, equilibra o sono e a vitalidade psicofísica.
  • Mente: Reduz estresse, aumenta a capacidade de concentração e da criatividade, ajuda nas variações de humor.
  • Aspecto energético e espiritual: auxilia na limpeza de obstáculos ou impurezas que causam sofrimento.