Prática terapêutica que consiste no uso de águas termais com o objetivo de obter tratamentos para a saúde. A água termal tem diversas propriedades que provém de fontes, naturais ou captadas, possuindo características químicas ou físicas ou físicas-químicas divergentes da água comum, podendo operar em diversos tratamentos para a melhora da saúde. 

         A água proveniente desses meios é submetida à uma análise físico-química, procedimento para identificar as propriedades presentes na água, como por exemplo temperatura, ativos, minerais e princípios radioativos. A água por estar em temperaturas mais e elevadas e conter minerais que a deixam sulfurosa ou magnesiana, por exemplo. Os elementos entram em contato com o organismos e são absorvidos.  

“Sendo a saúde concebida como sinônimo de bem-estar, felicidade e vida longa sem maleitas, a água simboliza a vida em toda a sua pujança e o facto de as águas termais serem meteóricas e brotarem da terra quentes e sulfurosas, também contribui para estas interpretações. “, Assistente social, SONAE. Porto, dez. 2015. 

         A crenoterapia pode ser utilizada como método preventivo ou curativo, alinhada com outros tratamentos para a saúde. Sua origem data dos homens das cavernas ao observarem os animais utilizando as águas para se curarem. As civilizações antigas usavam como partes de rituais de purificação e tem também passagem pela influência greco-romana, onde as imersões com águas termais eram parte do cotidiano. A terapia foi incorporada às Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em 3 de maio de 2016.

         Os tratamentos consistem em banhos, borrifação, gargarejo, sauna, ingestão ou inalação dessas águas minerais. Problemas de pele, como psoríase ou problemas musculares, vasculares, infecções, de caráter respiratório e psicológicas fazem parte do tratamento com tais águas. Diversos hotéis e balneários dispõem de espaços com águas termais para o público e são usados como uma espécie de Spa no século XXI. Atualmente, a terapia é aplicada em estabelecimentos de Atenção Básica.         

Benefícios do Termalismo

Corpo: Melhoram a circulação sanguínea, o que ajuda em dores de cabeça e diminuição da pressão arterial. Auxiliam no processo cicatrização e processos inflamatório e aliviam as dores musculares. Também é indicada para alguns tratamentos de pele e tratamentos imunológicos.

Mente: Relaxam o corpo e descansa a mente, ajuda na melhora do sono e são indicadas para tratamentos de depressão e ansiedade.

Espiritual: Bem-estar generalizado.