A Semana de Práticas Integrativas da Espiralados aconteceu durante os dias 15 a 18 de outubro na Wework Barra, um coworking localizado no Rio de Janeiro que conta mais de mil membros. O evento teve como objetivo difundir as PICS por todo Brasil, além de comemorar o lançamento do ecossistema Espiralados. Entre os atendimentos e palestras presenciais e o workshops foram somadas 48 horas.

    Ao todo, oferecemos 78 atendimentos presenciais contidos em 13 práticas, como a Terapia Floral, Reiki, Cura Prânica, Dança Circular, Trabalho Biográfico, Arteterapia, Práticas Externas e mais. Para isso, contamos com a parceria de 22 profissionais que abraçaram a ideia de levar conhecimento (incluindo teoria e prática) para quem estivesse aberto a conhecer as PICS.

LEIA MAIS:   

Práticas Integrativas e Complementares: histórico e origem no Brasil

Semana Espiralados-apresentacao

O que é a Espiralados?

   Com a proposta de construir um ecossistema que une pesquisa científica, pessoas na busca de autoconhecimento e bem-estar, além de conectar profissionais das Práticas Integrativas a quem busca tratamento, a Espiralados nasce em novembro de 2018.

    A proposta é trazer conhecimento de maneira facilitada para que as pessoas possam ter acesso a tratamentos não alopáticos, bem como uma nova forma de cuidar de si. Assim, o autoconhecimento é colocado no centro, tornando o sujeito responsável pela sua cura: tanto física, emocional e espiritual.

Atendimentos presenciais

    O time de 22 profissionais parceiros deste evento trabalhou de forma voluntária tendo como propósito comum de desmitificar o que são as práticas integrativas, além de mostrar suas aplicações e os benefícios até no ambiente corporativo. Ao longo dos quatro dias, tivemos 8 modalidades de atendimentos presenciais com duração de 30 minutos, impactando, assim, 30 pessoas de diferentes idades.

   Assim, os membros da Wework Barra puderam experimentar o Reiki, a Auriculoterapia, a Cura Prânica, a Terapia Floral e o Método de Saúde Okada. Ambas fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementar instituída pelo SUS a partir de 2006 e que atualmente conta com 29 categorias.

Workshops

  Durante o evento foram promovidos 4 workshops: Oficina Biográfica, “Descubra a sua Deusa”, Práticas Externas e Dança Circular. O formato foi escolhido para pudesse se adaptar à realidade de pessoas que tivessem vontade de participar, mas tinham horário reduzido pela carga de trabalho.

  O primeiro foi ministrado por Carlos Vilhena, aconselhador biográfico e Coach de Vida e Carreira. A atividade é uma forma reduzida e experimental do Trabalho Biográfico, um facilitador do processo de conscientização e descoberta de cada um.

Centrado nas perguntas “O que pensei e penso, senti e sinto, agi e ajo até hoje? Como essa história se conecta com que eu quero para o futuro?” a vivência pretendeu compreender o processo de vida de cada participante, ajudando, assim, a traçar um caminho individual para o futuro.

Já em “Descubra sua Deusa”, a Arteterapeuta Rossana Lourenço propôs diagnosticar, através da confecção de uma colagem, qual deusa grega está mais forte na psique da participante neste momento e qual aquela cujas características precisam ser trabalhadas. O trabalho se fundamenta em uma nova perspectiva psicológica da mulher, baseada em imagens de mulheres fornecidas pelas Deusas Gregas.

     Para Rossana, “quando a mulher se conscientiza dos arquétipos ou deusas que a influenciam, ela adquire autoconhecimento a respeito da força de certos instintos, das próprias prioridades e habilidades” . O objetivo da colagem é servir para expressão vinda do inconsciente para revelar a força psíquica motriz da participante.

     No Workshop de Práticas Externas, a Terapeuta Antroposófica Rosemarie Jungen estimulou as forças auto curativas do organismo por meio de exemplos de como se fazem compressas, cataplasmas, banhos, escalda pés e enfaixamentos.

     Por último, tivemos o workshop de Dança Circular, com a psicóloga e terapeuta Gabriela Bessa. Além do significado original do trabalho, que é o de compartilhar alegrias, refletir sobre questões pessoais e impulsionar o movimento, pudemos destacar a atividade como um marco do novo ciclo da Espiralados.

Palestras

    As palestras aconteceram nos quatro dias das 18h às 19:30h e tiveram transmissão ao vivo pelo nosso canal do YouTube e Instagram. No dia 15, abrimos as palestras com o tema “Florais de Saint Germain”, com Pedrita Barbosa, seguido por “Yoga & Meditação”, com Tânia Almeida e, por fim, “Medicina Antroposófica”, com a Draª Heloísa Oliveira.

   No segundo dia de palestras (16), fizemos a abertura com o tema “Massoterapia em ambientes corporativos” com a terapeuta Emília Amaral, seguida de “O que é Arteterapia?”, ministrada por Rossana Lourenço. Finalizamos o segundo dia com “Reiki e Ciência” com Adriana Leal.

cura-pranica-palestra
Palestra “Funções Físicas, Psicológicas e Espirituais dos chrakras” com Marco Antonio Franco

   No dia 17 tivemos a palestra “Trabalho Biográfico”, com Carlos Vilhena, “Cura Prânica” com Marco Antônio Franco e “Constelação Familiar”, com Ricardo Mendes.

    Para finalizar a Semana Espiralados com chave de ouro, tivemos as palestras “Psicologia e Ayurveda” com Paula Siqueira, “Metodologia e Filosofia do Trabalho Integrativo (MOA)”, com Benedito Tate e “Medicina Chinesa” com Matheus Almeida em 18 de outubro.

   Ao longo das próximas semanas, faremos posts sobre cada uma das palestras individualmente para que você entenda melhor que se trata o tema, além dos benefícios para a sua vida. Além disso, você também pode ter acesso aos conteúdos na íntegra lá no nosso canal do YouTube. Para ficar sabendo de todas as novidades do nosso portal, não deixe de nos seguir nas redes sociais: Instagram, Linkedin e Facebook.